Feridas

____________________________

Ferida é uma interrupção na continuidade de um tecido corpóreo, de variada extensão e de diversas etiologias.

 

Temos como meta prevenir o maior número de lesões, pois entendemos que o custo do reparo é sempre maior do que o da prevenção. Por isso, elaboramos um Manual voltado para cuidador/familiar, com orientações de como prevenir lesões de pele.

 

Além da prevenção, realizamos tratamento avançado em:

  • Lesão por pressão (escara)
  • Lesão por fricção (Skin tears)
  • Úlceras venosas e arteriais
  • Úlceras do pé diabético (Em breve, um programa especializado de prevenção)
  • Queimaduras
  • Dermatites (assaduras)
  • Feridas cirúrgicas complicadas
  • Feridas neoplásicas malignas (tumoral)
  • Feridas por anemia falciforme
  • Feridas traumáticas
  • Fissura mamária
  • Dentre outras
  • Orientação ao familiar e/ou cuidador

 

 

Além de coberturas tópicas avançadas, trabalhamos com fotobiomodulação ou laserterapia. O LASER é uma terapia adjuvante no tratamento de feridas, que visa acelerar a cicatrização, o manejo de infecções, alívio da dor, dentre outros benefícios. 

 

Para saber mais sobre o LASERclique aqui.

 

Untitled design (9).png

Dúvidas frequentes:

 

1. Quanto custará meu tratamento?

O custo de um tratamento de feridas depende de alguns fatores como etiologia (tipo) da lesão, localização, quantidade, tamanho, além de doença de base do paciente (câncer, diabetes, hipertensão e etc) e as condições clínicas do paciente.

Existe no mercado, inúmeras opções de tratamento, que vão desde o uso de curativos simples até as terapias avançadas como a laserterapia (fotobiomodulação), ozonioterapia, terapia por pressão negativa (curativo à vácuo), entre outros e é claro que quanto mais tecnológico, mais oneroso.

Além do mais, a cicatrização de uma ferida é um processo dinâmico e composto basicamente de três fases: inflamatória, proliferativa e de remodelação. Para cada fase da ferida é necessário um tipo de curativo. Não há um curativo que sirva para todas as fases da cicatrização. Logo, um material utilizado no início do tratamento, não será o mesmo até a cicatrização.

Sendo assim, não existe um valor específico, depende de vários fatores. Somente após uma avaliação presencial é possível indicar um tratamento de acordo com as necessidades do paciente e aí sim, estimar um valor.

 

2. Minha ferida vai demorar para cicatrizar?

Como dito anteriormente, vários fatores implicam na cicatrização de uma ferida, tais como: doença de base, estado nutricional do paciete, idade, medicamentos em uso, tabagismo, características da ferida, etc

Portanto, não existe um tempo definido. Cada cliente é único e deve ser tratado de maneira individualizada.

 

3. Como um estomaterapeuta pode me ajudar?

O estomaterapeuta é o profissional mais preparado para lhe ajudar a ter uma melhor qualidade de vida. O tratamento de feridas vai além da indicação de um curativo apenas. Após avaliação holística do paciente, é possível definir a melhor conduta terapêutica e com isso, promover uma cicatrização mais acelerada, manejar infecções, aliviar a dor, promover um curativo estético, diminuir a frequência de trocas, dentre outras ações que permitem que a pessoa com ferida tenha uma vida melhor até completa cicatrização.

Além disso, o estomaterapeuta pode te ajudar a prevenir grande parte de feridas, naqueles com doenças crônica e/ou acamados.

 

4. É possível prevenir feridas?

Pessoas com doenças crônicas e/ ou acamadas é importante que procure por um estomaterapeuta antes do surgimento de lesões. Através de medidas relativamente simples, é possível sim, prevenir grande parte das lesões e sua recorrência.

 

No blog Café com Estomaterapeuta há dicas de prevenção e cuidados de algumas feridas, novidades deste universo, quando procurar por um profissional especializado e muito mais.